Tuesday, October 30, 2012

Dia 07 - Vale quanto pesa! Acabou!
Bolo prestígio. I am back!

Antes de mais nada, queria me desculpar pela ausência. Logo depois de encerrar o jejum estive uma semana fazendo um treinamento de trabalho e com acesso restrito à internet e portanto foi impossível atualizar o blog. Mas cá estamos para encerrar essa experiência (aliás para aqueles que me enviaram email preocupados achando que eu estava em jejum até hoje, não se preocupem, o jejum durou apenas sete dias!)

O famigerado dia finalmente chegou: o sétimo dia, dia de finalmente quebrar o jejum, o que se faz com a simbólica maçã, que em tantas histórias foi o convite a um espécie de maldição (vide Eva e Branca de Neve que devem estar arrpendidas até hoje), para mi foi a redenção!

Segui o conselho do Torsten: “Corte a maçã em pedacinhos, Carol. Saia da frente do computador e se concentre por uns 10 minutos em comer a maçã.” Estava parecendo criança em véspera de Natal, sentada em frente à minha maçã. Peguei o primeiro pedaço e curti muito a sensação de mastigar. Mastigar algo sólido, senti-lo entre os dentes, transformar o alimento na sua boca numa massa. Pode soar meio estranho, mas isso foi bem prazeroso. O gosto da maçã estava saboroso, mas não foi nada orgasmático como me falaram que seria.

Na hora do almoço fiz uma sopinha de batatas, que estava bem gostosa (quero distância de sopa de tomate e caldo de legumes por algum tempo). O resto do dia correu bem e à noite recebemos a visita dos pais do Torsten que estavam em Berlin (e era a primeira vez que os convidávamos para jantar em nossa casa). Senti um prazer enorme em voltar a cozinhar aquilo que gosto. Preparei com muita vontade e carinho um caneloni invertido (Carol Almiron, obrigada por ter ensinado esse prato que todo mundo adora!): basta colocar fatias retangulares de presunto, depois de queijo e em seguida colocar o macarrão cabelo de anjo já cozido formando uma linha grosa no meio desse retângulo e então enrolá-lo como se fosse um caneloni. Prepare um bom molho de tomate e coloque numa travessa regando com o molho e polvilhando com parmesão ralado – leve ao forno por cerca de 15 ou 20 minutos (o queijo e a gordurinha do presunto derretem e se misturam com o macarrão).

Eles adoraram e confesso que aí meu apetite abriu legal, mas fiquei firme no cereal com iogurte. No dia seguinte ainda mantive uma alimentação leve e finalmente no terceiro dia, depois do jejum voltei a comer de tudo. Segui para meu treinamento na Espanha, onde a comida era simplesmente divina e provavelmente eu era a pessoa que mais apreciava cada refeição.

Mas vamos lá. Quais foram as lições e aprendizados desse jejum:

  • quantidade de comida: definitivamente diminuí a quantidade tanto ao preparar comida quanto ao me alimentar. Hoje está muito mais fácil de notar o que é gula e o que o meu corpo realmente necessita.
  • Apetite e fome: como escrevi anteriormente no blog, essa é uma distinção que ficou muito clara para mim depois do jejum e hoje identifico facilmente quando estou com apetite e tento focar em liquidos para tirar o foco da “vontade de comer” (com um chá, suco de laranja ou capuccino)
  • comprei uma nova frigideira com bom teflon: percebi que muitos alimentos não precisam ser fritos no óleo quando se tem uma boa frigideira, o que é muito mais saudável e muitas vezes tão gostoso quanto!
  • Comecei a ler o rótulo dos alimentos. Sei lá, virou tique enquanto estava de jejum e agora me pego com mais frequencia checando os ingredientes dos produtos industrializados (tudo bem que em alemão eu acabo ignorando metade do rótulo, mas a vontade saber o que estou ingerindo está lá).
  • Quero começar minha própria hortinha em casa com algumas coisainha básicas como cebolinha, menta, basílico e manjericão.
  • Aprendi a beber mais líquidos.
  • Ok, preciso confessar: eu amei ver minha barriguinha sarada de novo. Sempre fui magra, mas desde 2009 deixei de ser super magra e achava que minha barriguinha tábua já não existia mais por conta das trasnformações do corpo com a idade. Mas foi tão delicioso vê-la lá de novo, depois de tanto tempo, igualzinha!
  • Auto-confiança: com força de vontade e equilibrio mental consegui encarar o desafio numa boa, isso me lembrou de que sou capaz de alcançar metas que estabeleço e ir até o fim, foi legal!
  • Me apaixonei ainda mais pela cozinha e na semana que vem irei começar meu primeiro curso de culinária. Mal posso esperar! Será que começo um novo blog?

Se faria de novo? Hmm...não sei. Talvez quando toda essa consciência adquirida nessa experiência começar a minguar eu passe a considerar fazer de novo (mas não mais do que uma vez por ano!). E para aqueles curiosos: perdi 3,5 kg nesses 7 dias e depois de 10 dias ganhei 1,5kg, e agora pretendo manter esse peso com uma alimentação saudável e voltar a curtir minhas calças 38!

No comments:

Post a Comment