Wednesday, October 17, 2012


Dia 05 - Falando abobrinhas

    - Torsten você tá com fome?
    - Não, mas estou com apetite
Essa foi uma das respostas que ouvi contantemente do Torsten durante esses anos que estamos juntos. “Mais que catzo! Por que o homem responde que está com apetite?”, eu me perguntava. Hoje comecei a entender um pouco melhor o porquê da resposta dele.

Ovomaltine: geralmente é apetite (ai!)
Bom, antes de seguir adiante, acho que vale a pena fazer um pequeno esclarecimento sobre a diferença entre fome e apetite. Fome é o que você sente quando seu organismo já gastou tudo o que tinha para gastar e começa então a tirar das reservas. O estômago dói. Além disso, a fome não escolhe o que vai comer, não se importa se a comida está quente, fria, se é doce ou salgada, se é chocolate ou fruta. Ah, e fome não dá em intervalo de novela. Ou seja, é a necessidade física do alimento.

Já o apetite é muito mais uma necessidade psicológica, mais ou menos como um certo prazer que você obtém ao comer um alimento (seja ele chocolate, queijo, ou qualquer que seja o seu objeto de desejo). Ao contrário da fome, o apetite sabe exatemnte o que quer comer. Quem já não se pegou indo até a geladeira e inspecionando o que havia dentro dela para “ver” se havia algo que lhe interessasse? Pois é, isso é apetite, não é fome. Se fosse fome você pegaria qualquer coisa que estivesse lá. Quando se tem apetite, você sabe se quer comer doce ou salgado e nem um, nem o outro, vai lhe servir dependendo daquilo que deseja.

Café da manhã reforçado: fome
E eu comecei a sacar isso nesses últimos dias, especialmente hoje. Percebi que muito dos meus hábitos alimentares estão bastante associados com o apetite e não com a fome. Notei isso forte ao me sentar para assistir um filme com o Torsten. Automaticamente já deu aquela vontade de beliscar alguma coisa. No fundo, não estava com fome, mas é algo que sempre fazemos e que me fez parar para pensar. O mesmo me acontece quando estou um pouco entediada “ah, vou comer alguma coisinha!”, ou então num longo passeio de bicicleta, em que sempre paramos para fazer um lanchinho. São todos costumes e normalmente não são fome, mas apetite.

E é curioso, porque quando você pára de comer é que passa a se dar conta disso. Agora entendo melhor o Tostex quando me diz que está com apetite e não com fome.

Bom, em relação ao dia de hoje, tudo correu super bem. Trabalhei, pedalei uns 15 minutos até o curso de alemão, assisti aula durante 3 horas e voltei para casa. Rolou uma coisa legal durante o curso de alemão. Fiquei meio zen. Devem ser as endorfinas batendo (dizem que em um certo momento do jejum o corpo passa a liberar endorfina). Uma sensação de super tranquilidade e de que nada poderia me tirar do sério (nem mesmo a ucraniana CDF que senta do meu lado no alemão). Tudo numa boa, numa nice... Me sinto um pouquinho como se fosse um coala, ou um bicho-preguiça: fazendo tudo com bastante delicadeza, sem movimentos bruscos e tranquila. Não, não fumei.

Ok, mas vou ser sincera com vocês, já comecei a contagem regressiva. A fome está suportável, mas já voltei a pensar nas comidas que comerei quando sair do jejum. Por isso, acho que não tô tão zem ainda....

1 comment:

  1. Muito boa a diferença entre Fome e Apetite! Nada como experimentar o primeiro para entender o segundo!
    Mas e ai, vai querer prolongar a experiência ate ficar Zen a 100%? :)

    ReplyDelete